Construção da Imagem de Marca
- leadtomarketing
- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualmente, vivemos num mundo competitivo e, por isso, é cada vez mais importante uma empresa encontrar a sua diferenciação, de modo a chamar a atenção, atrair e conquistar o seu público-alvo.
Deste modo, um dos principais desafios do marketing é a criação de marcas fortes que consigam suprimir as necessidades e desejos dos seus consumidores.
Como construir uma forte imagem de marca?
Para começar, é importante entender o conceito de “identidade de marca”.
O que é a identidade de marca?
Cada marca deve possuir uma personalidade única, estruturada, facilmente identificável pelo público, uma vez que ajuda uma empresa a ser reconhecida, além de potenciar a fidelidade do cliente e criar continuidade no mercado.
Ou seja, define a missão e valores da empresa ou do produto, o design, a ética do negócio, a estratégia de venda e a comunicação e alinha isso com elementos físicos e visuais, de modo a causar uma impressão positiva nos clientes e alcançar um bom posicionamento.
Pontos mais importantes a analisar na construção de uma imagem de marca?
O mercado e o produto:
Analisar o mercado, mensurar dados, recolher informações sobre o público, o seu segmento e as tendências.
Estudar e entender o produto, qual o ambiente em que se vende o produto, o modo como a publicidade/comunicação é feita aos consumidores e o comportamento dos gestores da marca/empresa;
Visual:
É caracterizado pelo alinhamento dos elementos de modo a criar materiais harmoniosos nos diversos canais de venda da empresa tanto seja numa loja física, ou em plataformas digitais. As marcas mais fortes são facilmente reconhecidas devido a estudos aprofundados que envolvem cores, formatos.
Sabias que a cada cor está associado um sentimento?

Relacionamento:
Ter o consumidor como foco de qualquer ação da tua empresa é o ponto-chave para criar um relacionamento agradável. Isto é, o cliente que recebe atenção e passa por experiências positivas tem muito mais chances de fidelizar-se à marca, repetir a compra e, num momento futuro, indicar a empresa a amigos e familiares.
Conteúdo:
Estamos a viver a era da informação, principalmente após a digitalização de dados, processos e empresas. As pessoas estão à procura, constantemente, de dados relevantes, interações ricas e materiais interessantes, que podem agregar valor ao relacionamento entre a marca e o consumidor. Ou seja, onde a tua empresa estiver representada fala com o teu público, oferece respostas, ideias, sugestões e soluções.
Divulgação:
Um dos pilares fundamentais de qualquer estratégia de comunicação é saber investir na divulgação da marca. Conhece bem o teu público e entende as suas necessidades. A publicidade/comunicação é fulcral neste processo, uma vez que não adianta pesquisar, planear e desenvolver um produto ou marca se esta não for bem divulgada ao seu público-alvo.
Diferenciação:
O que tenho que mais ninguém tem? Como posso trabalhar nisso para que a minha marca adquira ainda mais força?
Atribuir um novo olhar a um produto ou serviço, fazer uma releitura a um produto comum ou transformar um simples objeto num desejo de consumo, faz com que possuas um fator de diferenciação e uma identidade própria. De modo a estar um passo à frente da concorrência é importante “sair fora da caixa” e anunciar algo revolucionário.
Comments